quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Módulo 2

ECONOMIA – MÓDULO N.º 2 – AGENTES ECONÓMICOS E ACTIVIDADES ECONÓMICAS – 33 HORAS

 A EXISTÊNCIA DE VÁRIOS INTERVENIENTES NA ACTIVIDADE ECONÓMICA E AS PRINCIPAIS ACTIVIDADES ASSOCIADAS A ESSES AGENTES

CONTEÚDOS
1 – OS AGENTES ECONÓMICOS – FAMÍLIAS, ESTADO, EMPRESAS, RESTO DO MUNDO
1.1.       Evidenciar as funções
1.2.       Actividades económicas (produção, repartição e utilização dos rendimentos)
1.3.       Complementaridade das actividades económicas
2 – A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
            2. 1. Noção
            2. 2. Sectores de actividade económica
2. 3. Valor da produção nacional – PIB
2. 4. Produção – combinação de factores de produção
2. 5. Factores de produção:
            a) Trabalho
            b) Capital – técnico (fixo e circulante), humano e natural
            c) Recursos naturais (renováveis e não renováveis)
2. 6. Avaliação da eficácia da produção
            a) Produtividade – noção, factores que a influenciam e cálculo da produtividade do trabalho
            b) Economias de escala e deseconomias de escala: noção e cálculo dos custos de produção
                        * Fixos, variáveis, médios e total
                        * Melhorar a eficácia da produção: organização do processo produtivo, progresso técnico, formação dos recursos humanos e Investigação e Desenvolvimento (I&D)
            c) Comércio e distribuição
                        * Circuitos de distribuição: noção e tipos (ultra-curto, curto e longo) 
                        * Tipos de comércio: independente, associado e integrado (sucursais, franchising, grandes superfícies e grandes superfícies especializadas)
                        * Venda:
          Métodos de vendas (venda directa, cibervenda, venda automática, venda por catálogo)
Processo (acolhimento, criação de uma relação de confiança, levantamento de necessidades, apresentação dos produtos, tentativa de fecho, fecho e reclamações)
d) Consumo
            * Noção
            * Tipos (final/intermédio; essencial/supérfluo)
            * Relatividade dos padrões de consumo – factores explicativos:
                       Económicos (rendimento, preços e inovação tecnológica)
                       Extra-económicos (estrutura etária dos agregados familiares, modos de vida, moda, publicidade)
·         Consumerismo e o movimento dos consumidores
·          Direitos e deveres dos consumidores

OBJECTIVOS
1 – AGENTES ECONÓMICOS E ACTIVIDADES ECONÓMICAS
1.1.       Explicitar as funções dos diferentes agentes económicos
1.2.       Explicar a complementaridade das actividades económicas
1.3.       Relacionar produção com sectores de actividade económica
1.4.       Relacionar os conceitos de valor acrescentado e Produto Interno Bruto (PIB)
1.5.       Reconhecer a produção como uma combinação de factores de produção
1.6.       Caracterizar os factores de produção
1.7.       Explicar a importância dos recursos naturais na actividade produtiva
1.8.       Distinguir a combinação dos factores produtivos a curto e a longo prazo
1.9.       Explicitar as formas de avaliação da eficácia da produção
1.10.    Apresentar os factores que estão na base da melhoria da eficácia da produção
1.11.    Explicar a importância da distribuição na actualidade
1.12.    Distinguir os diferentes circuitos de distribuição
1.13.    Caracterizar os diversos tipos de comércio
1.14.    Indicar os diferentes métodos de vendas
1.15.    Relacionar o processo de venda com o tipo de comércio e com o método de venda
1.16.    Referir as várias etapas do processo de venda com o tipo de comércio e com o método de venda
1.17.    Referir as várias etapas do processo de venda
1.18.    Distinguir os diferentes tipos de consumo
1.19.    Explicitar em que consiste a relatividade dos padrões de consumo
1.20.    Explicar de que modo os factores económicos influenciam os padrões de consumo
1.21.    Explicar de que modo os factores extra-económicos influenciam os padrões de consumo
1.22.    Justificar o aparecimento do consumerismo e do movimento dos consumidores
1.23.    Enumerar direitos e deveres dos consumidores

RECURSOS

·           Guia de aprendizagem retirado do manual da Porto Editora de Gomes, Rita P. & Silva, Fernando R. – Economia – Ensino Profissional – Nível 3, 2009;
·           Fotocópias de textos, artigos e revistas retirados de livros, jornais, revistas ou de páginas da Internet;
·           Artigos retirados do Relatório do Banco de Portugal (2009);
·           Blogue da turma: http://10economiaeprc2010.blogspot.com;
·           Fichas de trabalho

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

·         Participação nas aulas e trabalhos de aula/casa;
·         Assiduidade;
·         Ficha de avaliação sumativa de conhecimentos;
·         Organização de um portefólio individual de aluno.

Sem comentários:

Enviar um comentário