ECONOMIA – MÓDULO N.º 2 – AGENTES ECONÓMICOS E ACTIVIDADES ECONÓMICAS – 33 HORAS
A EXISTÊNCIA DE VÁRIOS INTERVENIENTES NA ACTIVIDADE ECONÓMICA E AS PRINCIPAIS ACTIVIDADES ASSOCIADAS A ESSES AGENTES
CONTEÚDOS
1 – OS AGENTES ECONÓMICOS – FAMÍLIAS, ESTADO, EMPRESAS, RESTO DO MUNDO
1.1. Evidenciar as funções
1.2. Actividades económicas (produção, repartição e utilização dos rendimentos)
1.3. Complementaridade das actividades económicas
2 – A PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS
2. 1. Noção
2. 2. Sectores de actividade económica
2. 3. Valor da produção nacional – PIB
2. 4. Produção – combinação de factores de produção
2. 5. Factores de produção:
a) Trabalho
b) Capital – técnico (fixo e circulante), humano e natural
c) Recursos naturais (renováveis e não renováveis)
2. 6. Avaliação da eficácia da produção
a) Produtividade – noção, factores que a influenciam e cálculo da produtividade do trabalho
b) Economias de escala e deseconomias de escala: noção e cálculo dos custos de produção
* Fixos, variáveis, médios e total
* Melhorar a eficácia da produção: organização do processo produtivo, progresso técnico, formação dos recursos humanos e Investigação e Desenvolvimento (I&D)
c) Comércio e distribuição
* Circuitos de distribuição: noção e tipos (ultra-curto, curto e longo)
* Tipos de comércio: independente, associado e integrado (sucursais, franchising, grandes superfícies e grandes superfícies especializadas)
* Venda:
Métodos de vendas (venda directa, cibervenda, venda automática, venda por catálogo)
Processo (acolhimento, criação de uma relação de confiança, levantamento de necessidades, apresentação dos produtos, tentativa de fecho, fecho e reclamações)
d) Consumo
* Noção
* Tipos (final/intermédio; essencial/supérfluo)
* Relatividade dos padrões de consumo – factores explicativos:
Económicos (rendimento, preços e inovação tecnológica)
Extra-económicos (estrutura etária dos agregados familiares, modos de vida, moda, publicidade)
· Consumerismo e o movimento dos consumidores
· Direitos e deveres dos consumidores
OBJECTIVOS
1 – AGENTES ECONÓMICOS E ACTIVIDADES ECONÓMICAS
1.1. Explicitar as funções dos diferentes agentes económicos
1.2. Explicar a complementaridade das actividades económicas
1.3. Relacionar produção com sectores de actividade económica
1.4. Relacionar os conceitos de valor acrescentado e Produto Interno Bruto (PIB)
1.5. Reconhecer a produção como uma combinação de factores de produção
1.6. Caracterizar os factores de produção
1.7. Explicar a importância dos recursos naturais na actividade produtiva
1.8. Distinguir a combinação dos factores produtivos a curto e a longo prazo
1.9. Explicitar as formas de avaliação da eficácia da produção
1.10. Apresentar os factores que estão na base da melhoria da eficácia da produção
1.11. Explicar a importância da distribuição na actualidade
1.12. Distinguir os diferentes circuitos de distribuição
1.13. Caracterizar os diversos tipos de comércio
1.14. Indicar os diferentes métodos de vendas
1.15. Relacionar o processo de venda com o tipo de comércio e com o método de venda
1.16. Referir as várias etapas do processo de venda com o tipo de comércio e com o método de venda
1.17. Referir as várias etapas do processo de venda
1.18. Distinguir os diferentes tipos de consumo
1.19. Explicitar em que consiste a relatividade dos padrões de consumo
1.20. Explicar de que modo os factores económicos influenciam os padrões de consumo
1.21. Explicar de que modo os factores extra-económicos influenciam os padrões de consumo
1.22. Justificar o aparecimento do consumerismo e do movimento dos consumidores
1.23. Enumerar direitos e deveres dos consumidores
RECURSOS
· Guia de aprendizagem retirado do manual da Porto Editora de Gomes, Rita P. & Silva, Fernando R. – Economia – Ensino Profissional – Nível 3, 2009;
· Fotocópias de textos, artigos e revistas retirados de livros, jornais, revistas ou de páginas da Internet;
· Artigos retirados do Relatório do Banco de Portugal (2009);
· Blogue da turma: http://10economiaeprc2010.blogspot.com;
· Fichas de trabalho
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
· Participação nas aulas e trabalhos de aula/casa;
· Assiduidade;
· Ficha de avaliação sumativa de conhecimentos;
· Organização de um portefólio individual de aluno.
Sem comentários:
Enviar um comentário