segunda-feira, 30 de maio de 2011

Exercícios de Aplicação - módulo 4

Módulo 4
Exercícios de aplicação:
3 – Tenha em atenção os seguintes textos:
Texto 1: “De acordo com o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC), a taxa de inflação média anual subiu de 2,2% em 2003, para 2,8%, em 2004, acompanhando a aceleração dos preços verificados nos restantes países da área do euro.”
Texto 2: “A subida da taxa de inflação em Portugal correspondeu a uma aceleração gradual dos preços a partir de Abril, tendo a variação homóloga do IPC passado de 1,8%, no primeiro trimestre, para 2,5%, 3,4% e 3,7%, respectivamente no segundo, terceiro e quarto trimestre.”
- Fonte: Banco de Portugal (adaptado)
a)    Diga o que entende por “variação homóloga do IPC”.
b)    Na sua opinião o que acontece ao verificar-se uma subida generalizada dos preços sobre o valor da moeda?
c)    Suponha que no ano 2003, os aumentos salariais foram de 2,0%. Explique que reflexo, esta situação, teria no poder de compra dos trabalhadores.

4 - Leia o seguinte texto: “Algumas das mais poderosas e bem organizadas sociedades da História floresceram sem a existência do dinheiro. Com efeito, em pleno apogeu, no Egipto e na Babilónia, bem como nas civilizações Inca e Maia, as transacções comerciais faziam-se por permuta, e mesmo o pagamento de salários era realizado por meio de produtos que pudessem ser trocados. No entanto, o sistema de permuta era um método que podia criar problemas.
Em algumas partes do mundo antigo estabeleceu-se o uso de unidades monetárias tendo por base objectos duráveis de tamanho conveniente que serviam como moedas. No Próximo Oriente e nas ilhas do Pacífico, por exemplo, usavam-se anzóis.
No século VII a. C., utilizava-se, na China, «dinheiro-faca» e «dinheiro-espada». As moedas eram miniaturas de facas e espadas, e o seu valor o do objecto que representavam.http://pmmsilva.no.sapo.pt/pmnumis/historia.html  (adaptado)
a)  Refira alguns inconvenientes da troca directa
b) Defina moeda mercadoria
c)  Distinga moeda-papel de papel-moeda

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