quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Princípio da Racionalidade Económica

Texto11
Salienta-se ainda que o processo de escolha tem por base o princípio da racionalidade económica, no qual se presume que cada indivíduo escolhe em cada momento aquela que considera ser a melhor opção disponível, ou seja, aquela que permite a máxima satisfação com o mínimo esforço.
Em suma, podemos dizer que dado o número insuficiente de bens disponíveis para fazer face à multiplicidade de necessidades que existe, é preciso fazer opções. No momento da escolha deve-se ponderar sobre a importância relativa de cada necessidade. É preciso definir prioridades e hierarquizar as necessidades de modo a estabelecer a ordem pela qual serão satisfeitas, bem como, determinar quais deverão ser abandonadas. A opção ideal, por um lado, deve proporcionar um aumento do nível de vida dos indivíduos através da implementação de uma eficiente utilização dos recursos disponíveis – racionalidade económica. Por outro lado, também deve procurar satisfazer o maior número de necessidades individuais e colectivas, garantindo, assim, a libertação de recursos que permitam continuar a produzir mais bens capazes de satisfazer as necessidades das gerações futuras.
Mas, o processo de escolha tem de ser feito tendo em consideração o modo como a actividade económica disponibiliza os bens e serviços capazes de satisfazer as necessidades do Homem. A actividade económica engloba a Produção, a Distribuição, a Repartição e a Utilização de Rendimentos na qual se incluem o Consumo e a Poupança. Estas operações são levadas a cabo pela sociedade que, dependendo da forma como se organiza, terá de encontrar resposta para três questões fundamentais que a Economia procura solucionar: saber o que produzir, como e para quem.

- O que produzir?
Trata-se de saber quais os bens que devem ser produzidos, em que quantidades e em que momento. A escolha dos bens a produzir deve ter em consideração o seu custo de oportunidade, isto é, deve-se reflectir sobre o que se sacrifica quando se decide utilizar determinado bem na satisfação de uma dada necessidade.

- Como produzir?
Para responder a esta questão, é necessário decidir quais serão os meios humanos, técnicos e logísticos a utilizar para produzir bens e serviços capazes de satisfazer as necessidades do Homem. 

- Para quem produzir?
Saber a quem se destina aquilo que é produzido num país, ou seja, compreender a forma como é repartido o rendimento de uma sociedade pelas famílias que a compõem.

Sem comentários:

Enviar um comentário